O uso de Datas na criação de relatórios e planilhas é uma coisa muito comum. E pode também ser bem problemática, dependendo de como você aborda o tema.
Além da formatação clássica, o Excel nos fornece uma série de funções e ‘jeitinhos’ que podemos dar para fazer com que manipular datas seja um trabalho muito, mas muito mais fácil.
Vamos tentar passar pela algumas delas neste artigo, e no final sua vida vai ficar um pouco mais fácil na hora de trabalhar com datas! =)
Primeiro de tudo: como o Excel entende as datas?
Uma das coisas que mais facilitou a minha vida na hora de trabalhar com datas, foi entender como o Excel trata elas de uma maneira mais ‘rústica’, por assim dizer. A verdade é que toda data é um número sequencial que representar os dias que passaram desde a data fictícia de 01 de Janeiro de 1900.
Isso significa que se digitarmos o número 1 em qualquer célula em branco
E formatarmos como data
O resultado vai ser?!
Isso mesmo. 01/01/1900. Se você digitar 2, o resultado vai ser 02/01/1900 e por aí vai. Agora você pode achar que saber isso não vai te ajudar em nada, mas acredite. No dia a dia ajuda.
Funções para trabalhar e manipular datas
Agora que já descobrimos como o Excel interpreta e lê as datas, vamos passar por algumas maneiras de manipulá-las.
1) Formato Brasileiro vs Americano
Dependendo da empresa que você trabalha, o seu computador vem com o Excel configurado em Inglês. E quando se trata de Datas, isso pode ser um problema bem grande. Mas resolver isso é muito simples. Digamos que eu precise alterar a data 25/06/2020 que está na célula D6 e no padrão Brasileiro que é (dia/mês/ano) para o Americano (mês/dia/ano) para apresentar um relatório para a matriz da empresa que fica nos EUA.
Ao clicarmos na célular e pressionarmos CTRL+F1, o menu de formatação de dados vai aparecer na nossa tela. Ai clicarmos em Personalidado, note que a parte aonde definimos o formato da data está setada para mm/dd/aaaa.
Se alterarmos isso para dd/mm/aaaa teremos…
Exato! A data formata! Lembrando que isso se aplica à qualquer intervalo de dados que seja uma data válida. Portanto se o seu intervalo for maior, basta selecioná-lo e fazer o mesmo processo.
2) Extraindo Dia, Mês e Ano de uma data
Há situações também, aonde temos de extrair o dia, o mês ou o ano de uma data específica. O Excel possui 3 funções que fazem isso de uma maneira bem simples:
DIA(), MÊS() e ANO().
Para utilizá-las precisamos colocar a célula com a data que precisamos extrair a informação dentro da função, como nos exemplos abaixo:
Bônus: utilizando a função TEXTO para trabalhar com datas
Uma coisa que pouca gente sabe é que podemos utilizar a função TEXTO para trazer o nome do mês por exemplo. Basta que ao final da função, indiquemos para o Excel o formato que queremos que ele nos devolva. Por exemplo:
=TEXTO(D6;”MMMM”)
Ao incluirmos esta fórmula, ela vai pegar o mês que está na data na célula D6 e irá nos apresentar o mesmo escrito, e o mesmo vai acontecer para os valores abaixo dele:
Isso ajuda muito no dia a dia e é uma coisa que nem todo mundo usa!
Tem mais!
Cobrimos bastante coisa até aqui, mas essas são só algumas maneiras que podemos utilizar para tratar datas. Além disso, existem também possibilidades com dias da semana, horas, segundos, minutos, intervalos e etc. Nos próximos artigos vamos falar mais sobre elas.
Por hora, espero que consiga ter te ajudado de alguma forma! Muito obrigado por ler até aqui. Um abraço e nos vemos no próximo artigo!
JAIR CLAUDIR SCHONWALD diz
Show Lucas o artigo!!
Estou formatando umas fórmulas que envolvem horas trabalhas e hora noturnas com os minutos reduzidos estou necessitando criar umas fórmulas gigantes… …
Se puder tratar deste assunto poderá me ajudar….
Lucas Heluany diz
Olá Jair,
Obrigado pelo feedback! Vou trabalhar em um material para trabalhar com horas em breve.
Por enquanto, veja se este artigo não te ajuda:
https://www.guiadoexcel.com.br/calcular-pagamento-de-horas-trabalhadas-no-excel/