Ao abrir uma empresa, você quer se concentrar em entregar o melhor produto ou serviço que faz. Porém, existem tantos detalhes administrativos que, se não forem bem executados, podem colocar em risco seu empreendimento e um sonho que estava sendo realizado.
Um dos cuidados básicos que não pode ser deixado de lado é com o fluxo de caixa. O dinheiro que entra, sai para pagar fornecedores, funcionários e o lucro. São tantas contas para saber se você está realmente ganhando dinheiro que sozinho fica complicado conseguir se organizar. Por isso, existe uma planilha básica de fluxo de caixa que o ajudará nesta tarefa.
Esta planilha registra valores de pagamentos e recebimentos para controlar minuciosamente a entrada e saída de dinheiro da empresa. O maior objetivo de ter este controle é não ser pego de surpresa e quando precisar honrar seus compromissos financeiros ter saldo suficiente para isso.
Com a planilha de fluxo de caixa você tentará prever a data em que cada evento acontece em sua empresa, como pagamento de aluguel, de funcionários e etc. você pode fazer um controle diário, marcando todos os dias quanto dinheiro entrou no caixa, quantos recebimentos e pagamentos foram feitos naquele dia. É possível fazer uma planilha simples no Excel com os sete dias da semana e com a movimentação resumida nestes dias. Existem softwares que já dão esta noção ao empreendedor no fechamento do caixa.
Se a sua empresa tem prazos e recebimentos mais espaçados, este controle pode ser feito semanalmente ou mensalmente. O importante é que quanto mais você puder prever entradas e saídas futuras, mais você estará organizado e não será pego de surpresa por algum valor mais adiante que não conseguirá pagar.
É importante ter nesta planilha a data de cada evento e o saldo do caixa no início do dia. O Sebrae sugere que sejam feitas duas linhas que representam a entrada de dinheiro no caixa: uma com o recebimento de clientes e outra com outros tipos, que podem ser anotados como ‘diversos’. Na linha de pagamentos você coloca todos os pagamentos que foram feitos naquele dia ou qualquer tipo de retirada. É importante ter tudo anotado nestes campos para que na última linha de saldo do dia os dados estejam de acordo com o dinheiro que realmente aparecer no fim do dia.
Depois de compilar todos os dados no Excel, é possível transformá-los em um gráfico no fim do mês. Assim, você irá conseguir observar o fluxo de caixa com mais detalhes, os dias com maiores recebimentos ou pagamentos, por exemplo. Assim, no próximo mês você poderá antecipar os dias mais movimentados e reservar dinheiro para estes momentos.
Com esta planilha de fluxo de caixa é possível tirar outras conclusões, como a sazonalidade, dias mais movimentados do mês ou quais meses a demanda por trabalho aumenta ou diminui. Hoje existem sites específicos e programas que são especializados em oferecer planilhas de excel que atendem as necessidades de cada negócio. Nesses casos, os resultados para o gráfico final são automaticamente gerados e apresentados nos relatórios.
Link para o Site: http://lojavirtual.minhasplanilhas.com.br/produto/planilha-fluxo-de-caixa/
[button_1 text=”Compre%20Agora” text_size=”24″ text_color=”#ffffff” text_font=”Helvetica;default” text_bold=”Y” text_letter_spacing=”0″ subtext_panel=”N” text_shadow_panel=”Y” text_shadow_vertical=”1″ text_shadow_horizontal=”0″ text_shadow_color=”#000000″ text_shadow_blur=”0″ styling_width=”40″ styling_height=”20″ styling_border_color=”#bd3f00″ styling_border_size=”1″ styling_border_radius=”10″ styling_border_opacity=”100″ styling_gradient_start_color=”#ff5500″ drop_shadow_panel=”Y” drop_shadow_vertical=”5″ drop_shadow_horizontal=”0″ drop_shadow_blur=”0″ drop_shadow_spread=”0″ drop_shadow_color=”#bd3f00″ drop_shadow_opacity=”100″ inset_shadow_panel=”Y” inset_shadow_vertical=”0″ inset_shadow_horizontal=”0″ inset_shadow_blur=”0″ inset_shadow_spread=”1″ inset_shadow_color=”#ffffff” inset_shadow_opacity=”25″ align=”center” href=”https://lojavirtual.minhasplanilhas.com.br/produto/planilha-fluxo-de-caixa/?utm_source=blogminhasplanilhas&utm_medium=artigoblog&utm_campaign=PlanilhaFluxodeCaixa” new_window=”Y”/]
Silvana P. de Abreu diz
BAIXEI NO SEU SITE UMA PLANILHA ÓTIMA PARA CONTROLE DE CHEQUE. MUITO FÁCIL DE MANUSEAR, VISTO QUE NÃO TENHO EXPERIÊNCIA EM CONTROLE.
PRECISAVA DE OUTRA PARA CONTROLE DE FLUXO DE CAIXA, MAS VENDO AS QUE DISPONIBILIZA NO SITE, NÃO ENCONTREI ALGUMA QUE FOSSE FÁCIL PARA MIM, DEVIDO A FALTA DE EXPERIÊNCIA, COMO COMENTEI.
PODERIA ME AJUDAR?
Gerson G. Viergutz diz
Olá Silvana,
A planilha de fluxo de caixa é muito simples de trabalhar com ela? Por acaso você já comprou e está tendo dúvidas?
Qualquer dúvida pode enviar para meu e-mail: [email protected].
Obrigado