Em nosso último artigo vimos como utilizar a função SOMASE para agregar através de uma soma utilizando uma condição lógica. Hoje, vamos ver uma função parecida – e igualmente útil – que ao invés de somar vai contar dados respeitando uma determinada condição lógica.
OBS: caso você não tenha lido o artigo sobre funções lógicas você pode acessá-los no link abaixo.
O que é o CONT.SE?
Devemos utilizar a função CONT.SE quando desejamos contar dados respeitando um determinado critério. A ideia é que definindo um parâmetro em uma coluna, seja possível agregar valores de uma determinada base de dados através desse mesmo parâmetro.
Case de utilização
Para vermos um caso real em que isso pode ser aplicado, vamos imaginar a seguinte situação: recebemos a fatura do cartão de crédito do último mês e queremos fazer, de uma maneira simples, um resumo dos gastos do último mês para identificarmos o que mais se repete na nossa fatura.
Para isso vamos trabalhar com a base de dados abaixo
Notem que eu criei uma coluna auxiliar para identificar o tipo da despesa, que será importantíssima mais para frente.
Dica importante: formatar a base de dados como tabela é algo que ajuda muito!!
Como usar o CONT.SE?
Agora está na hora de aplicar o CONT.SE à nossa base de dados. Mas antes disso, vamos dar uma olhada em como é a sintaxe dessa função:
=CONT.SE(intervalo;critérios)
Sendo que:
- Intervalo: É a matriz/intervalo em que os critérios serão procurados. No nosso exemplo será a coluna TIPO GASTO, na nossa base de dados.
- Critérios: É o critério que vamos utilizar. Neste caso vamos procurar por todas as possibilidades da coluna TIPO GASTO, na nossa tabela de referência.
Traduzindo isso para o nosso resumo da fatura, o primeiro passo é criar uma área onde vamos colocar todas as possibilidades da coluna que queremos somar. Criei essa tabela nas colunas H,I e J do nosso arquivo:
Com isso o nosso próximo passo é traduzir a sintaxe que vimos abaixo. Basicamente queremos somar o intervalo da coluna C (Tipo Gasto), tomando como critério o gasto que temos na coluna H (Tipo Gasto) e tendo o intervalo soma na coluna D (valor da fatura)
Nossa fórmula deve ficar assim:
=CONT.SE(Tabela1[TIPO_GASTO];[@[TIPO_GASTO]])
Pronto! Agora fica mais fácil identificar a recorrência, de acordo com o critério que definimos.
Dicas extras para o uso do CONT.SE
Para que você consiga aproveitar ao máximo essa função, aqui vão algumas dicas que podem te ajudar:
- Para o Excel, tudo o que preenchemos no argumento critério da função não tem diferenciação entre letras minúsculas e maiúsculas. Isso pode tanto ajudar quanto atrapalhar. Atenção nisso!
- Essa função funciona utilizando pastas de trabalho diferentes. Use e abuse!
- Assim como o SOMASE, você pode usar todos os operadores lógicos que já vimos anteriormente.
- Muito cuidado com espaços em branco! Se por algum motivo nos seus critérios tiver um espaço em branco no começo, meio ou fim da do texto, elimine-os! Isso pode te dar dor de cabeça.
Conclusão
E aí, curtiu saber mais sobre o CONT.SE? É uma função bem simples mas com um potencial imenso de resolver problemas, né?
Me conta o que achou!
Um abraço e até a próxima!
Deixe um comentário