Que o Excel é uma das ferramenta mais utilizadas pelas todo o mundo já sabe. E que o PROCV (VLOOKUP, na versão americana) é também um das funções mais famosas e utilizadas dessa ferramenta você provavelmente também sabe.
Mas hoje eu vou te contar todos os detalhes de como essa funçãozinha que facilita tanto a nossa vida funciona e como você pode extrair o melhor dela. Vem comigo!
Afinal, o que é o PROCV?
PROCV (abreviação de Procura Vertical) é uma função construída para trabalhar com dados ordenados em colunas. Ela basicamente procura verticalmente um determinado valor (por exemplo o código de um cliente) em uma coluna de uma tabela e retorna o valor correspondente (por exemplo a Razão Social desse cliente) que está em outra coluna dessa mesma tabela.
Legal, e como eu escrevo essa função?
O PROCV é escrito da seguinte forma, utilizando 4 parâmetros em sua sintaxe:
PROCV(valor_procurado;matriz_tabela;núm_índice_coluna;procurar_intervalo)
Sendo que:
- Valor Procurado: é o valor que você deseja encontrar;
- Matriz Tabela: é a aonde o valor que você está procurando está localizado. essa base de dados pode conter várias colunas e estar localizado em outra planilha;
- Núm_Índice_Coluna: é o número da coluna aonde o valor que você quer retornar está. Imagine que você está procurando um valor em uma tabela que vai das colunas A até C. Se você deja o valor da coluna B, o seu núm_índice_coluna é 2. Se deseja a coluna C é 3, e assim por diante;
- Procurar_Intervalo: é o parâmetro que determina se a busca será de uma maneira EXATA (falso) ou APROXIMADA (verdadeiro). O padrão para este parâmetro é a busca EXATA (falso);
Importante: Sempre trabalhe com o valor procurado na primeira coluna da esquerda da sua matriz tabela. O PROCV atua sempre da esquerda para a direita e sempre usando a primeira coluna como referência.
Aplicando na prática:
Como tudo fica mais fácil de entender na prática, no exemplo abaixo temos o seguinte cenário:
Imagine que você possui uma lista de pedidos e um cadastro de clientes dispostos da seguinte maneira:
Nossa missão é a seguinte: preencher a razão social do cliente que realizou cada um desses pedidos. Vamos lá:
O primeiro de tudo é preencher os parâmetros que aprendemos no tópico anterior, onde:
- Valor Procurado: é o valor precisamos encontrar matriz, neste caso será a célula B1 da nossa tabela de pedidos que contém o código que identifica o nosso cliente:
- Matriz Tabela: o nosso objetivo é retornar a razão social dos clientes, que está localizado na nossa tabela de cadastro que possui o intervalo A2:B3.
DICA: é importante selecionar apenas o intervalo aonde a base de dados para consulta está localizada. selecionar a coluna inteira irá te gerar problemas de performance lá na frente. Falaremos mais disso em outra oportunidade.
- Núm_Índice_Coluna: A razão social está na coluna B (segunda coluna), por isso devemos preencher o número 2 neste parâmetro.
- Procurar_Intervalo: desejamos realizar uma busca exata, portanto preencheremos com o parâmetro falso.
No final de tudo isso teremos a seguinte linha de função escrita na célula:
=PROCV(B2;Plan3!A1:B3;2;FALSO)
Depois disso é só puxar a função para as demais linhas pronto, cruzamos as duas bases com sucesso!
Resultado:
Expanda seus horizontes!
O PROCV apesar de ser uma função simples, só tem a sua usabilidade totalmente dominada com a prática. E além disso, é apenas uma fração de todo o horizonte praticamente ilimitado que o Excel nos proporciona. Junto com ele é possível utilizarmos diversas outras funções como o SE, por exemplo.
Portanto, vamos sair zona de conforto e aprender cada vez mais dessa ferramenta tão utilizada e cobrada no mercado!
Lucas H. de Souza
Linkedin: Lucas Heluany de Souza | LinkedIn
Deixe um comentário