Esta é uma pergunta frequente que recebo, o Power BI vai matar o Excel? Inclusive foi pedido no último artigo no Linkedin, nos comentários desta publicação O que é Power BI. Já vou começar falando, NÃO! O Power BI jamais vai matar o Excel, e vamos aos motivos.
O Excel foi, é e irá ser por muito tempo a ferramenta mais usada nas empresas e isso ocorre porque é uma ferramenta flexível, fácil de trabalhar e manipular dados. Uma das funções em comum em praticamente todos os ERPs é a função Exportar para Excel ou CSV certo? Isso permite que possamos fazer análises rápidas de forma flexível que o ERP não oferece e por isso que o Excel ainda vai continuar ser líder no uso em escritórios do mundo todo.
Agora se você precisa importar uma massa muito grande de dados, criar Dashboards Dinâmicos, Compartilhar para sua Organização e ainda ter atualizações automáticas, aí sim você deve partir para o Power BI, que surgiu em 2015. Para saber o que é Power BI aqui tem um link: O que é Power BI.
Apesar que há suplementos do Power BI no Excel, estes suplementos são fantásticas par análise de dados, mas na questão de segurança e compartilhamento de Painéis e Relatórios o Power BI é muito superior.
Agora vou listar alguns pontos que considero vantajoso em cada ferramenta, lógico que é muito mais, mas estes são o que considero diferencial.
Excel x Power BI
Excel
- Geralmente já está instalado nos computadores e não precisa de instalação e compra de outro software.
- Ideal para entrega e análises de relatórios rápidos
- Os usuários já tem familiaridade com o Excel e não precisa de um novo treinamento.
Power BI
- É mais robusto, ganha em velocidade para análise de massa de dados maior.
- Segurança, você consegue compartilhar seu Dashboard Online de forma segura somente para os usuários que deseja.
- Versão Online dos dashboards e relatórios
- Conecta com uma infinidade de fontes de dados
Considerações Finais
Não, o Power BI não vai matar o Excel. E os motivos foram listados acima. Assim como os Suplementos de Self-Service BI não mataram o VBA pois eles se complementam o Power BI não irá matar o Excel, pois como mencionei acima, o Excel é e ainda será por muito tempo a ferramenta líder de uso nas empresas.
Fiz um artigo mais curto para não ser tão cansativo para quem for ler. Espero que tenha gostado.
Compartilhe e se Inscreva no Canal.
http://www.youtube.com/c/MinhasplanilhasBr
https://instagram.com/mplanilhas
https://www.facebook.com/MinhasPlanilhasBR
Carlos diz
Boa noite Gerson,
Gostaria de saber se é possível programar em vba no Power BI?
Grato pela atenção.
Gerson Viergutz diz
Não é possível, nativamente o Power BI há duas linguagens M e DAX, mas consegue também com Python e R.