Muitos usuários do Excel tem essa dúvida. Como trabalhar com horas no Excel?
Hoje espero ajudar a todos a sanar estas dúvidas através de exemplos práticos. Então vamos lá.
O Microsoft Excel usa um sistema de numeração serial para calcular datas e horas. Neste sistema, um único dia é igual a uma unidade de tempo. Como uma hora é igual a um vinte quarto de um dia, o número serial equivalente de uma hora é 0.041667 (1 dia dividido por 24 horas em um dia). Seguindo a mesma lógica, o número serial equivalente de um minuto é 0.0006944 (1 dia dividido por 1.440 minutos em um dia) e o número de série equivalente a um segundo é 1.1574E-05 (1 dia dividido por 86.400 segundos em um dia).
Quando você adicionar vezes no Microsoft Excel, os equivalentes de número de série das vezes são adicionados e o resultado é exibido em um formato de hora. No entanto, somente o valor fracionário do resultado (tempo de menos de 24 horas) pode ser exibido em um formato de hora. Como resultado, sua resposta pode estar incorreta por um múltiplo de 24 horas. Por exemplo, se você adicionar os seguintes horários.
[images style=”3″ image=”http%3A%2F%2Fminhasplanilhas.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F06%2Fhoras-no-excel-1.png” width=”640″ caption=”Figura%201″ align=”center” top_margin=”0″ full_width=”Y”]
Se não alterarmos a formatação da célula resultado exibido é 09:00, sendo que resultado esperado é 33:00. Isso ocorre porque apenas a quantidade à direita da vírgula decimal (. 6042) é usado pelo formato de hora. O valor à esquerda da vírgula decimal (1) está em dias e, portanto, não é exibido quando é usado um formato de hora interno. Quando formatado usando o formato h:mm ou hh: mm,.6042 é exibida como 09:00. Siga estas etapas para ver o total esperado de “33:00”:
- Selecione a célula que contém a Soma.
- No menu Formatar , clique em células e, em seguida, clique na guia número .
- Na lista categoria , clique em hora. Na lista tipo , clique em 37:30:55. Clique em OK.
Agora que entendemos um pouco de como o Excel trabalha com Horas vamos a alguns exemplos práticos de trabalhando com horas no excel.
No site já tenho uma planilha que trabalha com horas. O artigo é Planilha Cálculo Horas de Terceiros, que é para calcular as horas que terceiros trabalham na sua empresa. Faça uma visita no artigo para pegar este exemplo prático também.
Horas Negativas no Excel
Exemplo de Horas no cartão ponto de funcionários.
Se você quer controlar o cartão ponto de seus funcionários na Planilha de Excel e possui o 3º turno.
O funcionário entra as 23:00 do dia 01/06/15 e trabalha até as 05:00 do outro dia 02/06/15. Teoricamente a planilha deveria exibir -06:00, mas como o Excel não trabalha com horas negativas vai apresentar ######. Se deixar o cursos em cima vai aparecer a mensagem “Datas e horas negativas ou muito grandes são exibidas como ######”, conforme imagem abaixo.
[images style=”5″ image=”http%3A%2F%2Fminhasplanilhas.com.br%2Fwp-content%2Fuploads%2F2015%2F06%2Fhoras-no-excel-2.png” width=”640″ caption=”Figura%202″ align=”center” top_margin=”0″ alt_text=”Horas%20no%20Excel” full_width=”Y”]
Para resolver este problema ao digitar a hora 05:00, devemos digitar 29:00 que é 24:00 mais 05:00 horas.
Na imagem acima podemos ver na barra de fórmulas que a data aparece 01/01/1900 05:00:00. O resultado então fica 06:00 que é o correto.
Podem baixar a planilha de exemplo abaixo.
Espero que tenha gostado.
Grande Abraço
[wpdm_package id=’2346′]
Veja Também:
3 Maneiras de Deletar Linhas Vazias no Excel
Como Calcular Porcentagem no Excel