Se você é um amante do conhecimento empresarial e está sempre se atualizando com relação ao aprendizado de novas estratégias de crescimento corporativo, então é bem provável que saiba como a linguagem DAX é utilizada no Power BI. Estamos corretos?
No entanto, se ainda tem dúvida sobre essa questão, continue a leitura. Aqui, abordamos não apenas o que é a linguagem DAX, mas também sua importância para o Power BI. Confira!
O que é a linguagem DAX?
Criada em 2010, a linguagem DAX é a sigla que representa a seguinte expressão em inglês: Data Analysis eXpression, que, em tradução livre, pode ser compreendida como “Expressão de Análise de Dados”.
Os estudiosos a definem como sendo uma coleção de funções e operadores que podem ser usados em uma expressão ou fórmula para calcular (e recalcular) e retornar valores.
De maneira resumida, a linguagem DAX contribui para que você crie novas informações com base em dados já presentes em seu modelo. Assim sendo, os dados brutos viram informações acessíveis, as quais podem ser utilizadas para fazer com que negócios cresçam a partir de uma tomada de decisão consistente e estrategicamente orientada.
A importância da linguagem DAX para o Power BI
De uma forma geral, a linguagem DAX potencializa a capacidade do Power BI, fazendo com que essa solução se torne mais interativa e dinâmica, no sentido de fornecer informações acessíveis e de qualidade, para que gestores tomem decisões cada vez mais consistentes e seguras.
A linguagem DAX, como dissemos anteriormente, permite ao usuário a criação de informações dentro de sua base de dados, o que, na prática, pode contribuir para o desenvolvimento de Kis, os quais podem dar uma visão destacada em relação aos dados analisados.
No Power BI, essa linguagem é de fundamental importância, considerando que ela pode auxiliar na criação de medidas, bem como de colunas e tabelas. A interface do Power BI fica mais acessível e pode apresentar, por exemplo, recursos que facilitam a compreensão dos dados por parte daqueles que precisam utilizá-los para tomar decisões.
Como exemplo, podemos destacar os ícones “tabela”, “coluna” e “medida”, que podem aparecer na interface do Power BI, facilitando assim o acesso, bem como a leitura das informações ali presentes.
A linguagem DAX potencializa as funções do Power BI, fazendo com que essa ferramenta se destaque mais no mercado corporativo.
Como podemos visualizar, a linguagem DAX é uma estratégia fundamental no Power BI, uma vez que pode potencializar essa solução, fazendo com que ela se torne mais acessível a aqueles que precisam de informações de qualidade para tomar decisões que podem comprometer a realidade de uma organização.
Você gostaria de saber mais sobre a linguagem DAX no Power BI? Em caso de resposta positiva, não deixe de acessar nosso site. Nele você encontra diversos cursos completos de Power BI.
Contamos com profissionais de alta qualidade e qualificados, que podem garantir que você tome conhecimento do que é necessário para formar um aprendizado eficaz com relação tanto ao Power BI, como à linguagem DAX.