Diante da popularização de tal estratégia, é provável que você saiba o que é inteligência de mercado e entenda sua importância para o alcance ágil dos objetivos de um negócio, como o aumento do número de clientes e de vendas.
É uma solução fundamental para a empresa que deseja se desenvolver rapidamente e conquistar uma posição de destaque no mercado.
Você ainda tem dúvidas em relação a essa estratégia? Em caso de resposta positiva, continue a leitura. Aqui, abordamos o que é e como aplicá-la em seu negócio.
Afinal, o que podemos entender por inteligência de mercado?
Nos últimos anos, houve um crescimento vertiginoso de dados, produzidos pelos mais diversos atores sociais, como:
– Consumidores;
– Empresas;
– ONGs;
– Governos;
– Etc.
A título de informação, estima-se que até agora o mundo já produziu mais de 40 trilhões de gigabytes de dados.
Mas, então, esses dados quando brutos, costumam não servir para muita coisa. É aí que entra a inteligência de mercado, que pode fazer uso de diversas tecnologias, como o Big Data, para coletar e organizar os dados, fazendo com que sejam transformados em informações úteis, que podem ser utilizadas pelos mais diversos departamentos de uma empresa, para auxiliar o processo de decisão.
Inteligência de mercado é uma estratégia geralmente aplicada no departamento de Marketing de uma empresa, com o objetivo de fundamentar a criação de ações de Marketing condizentes com as necessidades da organização.
Principal benefício da inteligência de mercado para uma empresa
Um dos principais benefícios da inteligência de mercado é justamente o fato de se tratar de uma estratégia que oferece a uma empresa o acesso a diversas informações úteis, relevantes, que podem alterar para melhor sua realidade.
Por exemplo, adotando essa solução, a empresa fica por dentro de dados sobre:
– Mercado;
– Tendências;
– Marketing;
– Produtos e serviços;
– Vendas;
– Concorrência.
Como aplicar e utilizar a inteligência de mercado a favor de seu negócio?
Não é tão simples como muitos imaginam o processo de aplicação da inteligência de mercado em um negócio. Requer esforço para organizar os dados existentes de uma empresa com o objetivo de fazer com que fiquem disponíveis para consulta e para fundamentar a tomada de decisão.
Basicamente, é preciso organizar os dados já existentes em sua empresa, tanto aqueles que você utiliza frequentemente, como a consulta de preços de produtos, quanto os que são gerados de maneira precisa, em um momento específico, como é o caso dos dados presentes em relatórios de gestão.
Após organizar e sistematizar os dados, você precisa desenvolver em sua empresa a cultura dos dados, de maneira a estimular os seus produtos a se valerem desses ativos para tomar decisões cada vez mais fundamentadas e assertivas, capazes de conduzir a empresa por um caminho de crescimento seguro.
Como vimos, a inteligência de mercado é uma solução fundamental para a empresa que deseja crescer alicerçada em dados consistentes, bem como em decisões fundamentadas.
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