Minhas Planilhas

Conectar Power BI com Google Sheets – Link Público

Neste post, vou te mostrar passo a passo de como obter dados do Google Sheets no Power BI Desktop. Vou fazer uma sequência de artigos conectando o Google Sheets com o Power BI Desktop.

No artigo de hoje vou mostrar um passo a passo de como conectar o Google Sheets com o Power BI Desktop com o Link Público.

O Google Sheets (Google Planilhas) está crescendo cada vez mais nas organizações e estão surgindo estas necessidades.

Vou escrever artigos sobre estes outros métodos de conexão. De antemão, o que vou mostrar hoje é uma forma não muito segura, pois qualquer pessoa com o link pode acessar os dados, caso queira conectar de forma segura, sugiro usar a API do Google ou pelo Power Automate.

Apresentação dos Dados

Primeiramente a planilha que vamos trabalhar hoje é uma planilha de vendas do setor alimentício conforme imagem abaixo.

Google Sheets (Google Planilhas)
Apresentação dos dados no Google Sheets

Com o Google Sheets aberto, vá em Arquivo e clique em Publicar na Web.

Gerar Link no Google Sheets

Na janela que abrir clique em Publicar. Lembrando que há a opção de publicar o documento inteiro ou somente uma planilha. Neste exemplo usaremos o documento inteiro.

Publicar link Google Sheets

Na próxima janela que abrir, será exibido um link, pressione CTRL + C para copiar este link.

Copiar link público do Google Sheets

Além Disso, caso queira cancelar a publicação ou não atualizar os dados do link, clique em Conteúdo publicado e configurações e selecione as opções abaixo conforme sua necessidade.

Configurações da publicação do Google Sheets

Agora que temos o link é hora de ir para o Power BI Desktop.

Obter Dados do Google Sheets no Power BI Desktop

Vamos abrir o Power BI Desktop. Clique em Obter Dados, Da Web.

Obter Dados da Web no Power BI Desktop

Na Janela que abrir, pode deixar selecionado a opção Básico e cole a url que foi copiado o link público do Google Sheets e clique em OK.

Janela Obter Dados da Web do Power BI Desktop

Na próxima janela que abrir, clique na tabela que deseja importar, ao lado direito será exibido uma prévia da tabela. Marque a tabela e clique em Transformar Dados.

Janela do Power Query para selecionar a tabela para importar

Transformar Dados no Power Query

Após clicar em Transformar Dados, irá abrir a janela do Editor do Power Query. Após a importação é necessário fazer uns tratamentos de dados para deixar a tabela da forma correta.

Dessa forma, o Primeiro tratamento é excluir a primeira linha da tabela. Para isso, na guia Página Inicial, clique em Remover Linhas, Remover Linhas Principais.

Remover Linhas no Power Query

Em primeiro lugar, neste exemplo, percebemos que somente a primeira linha está em branco, então na janela que abrir vamos colocar em Número de Linhas 1 e clique em OK.

Logo após é excluir a primeira coluna, que são os números das linhas da planilha. Dessa forma, clique com o botão direito do mouse no cabeçalho Column1 e clique em Remover. Similarmente, há também a opção de excluir na Guia Página Inicial e clicar no ícone de Remover Colunas ou até mesmo selecionar a coluna e pressionar Delete.

Remover colunas no Power Query

Posteriormente precisamos promover os cabeçalhos, na Guia Página Inicial, clique no botão Usar a Primeira Linha como Cabeçalho.

Promover Cabeçalhos no Power Query

Enfim, agora o cabeçalho foi promovido e temos nossa tabela. Nesse sentido, agora é renomear a consulta e usar os dados conforme a sua necessidade.

Por fim, neste artigo aprendemos como Conectar o Google Sheets com o Power BI Desktop através do link público.

Espero que tenha gostado do artigo.

Veja vídeos sobre Excel, Power BI e Dashboards no meu canal do Youtube: Youtube.com/MinhasPlanilhasBR.

Por último, Siga também meu perfil no Instagram: @mplanilhas

Forte Abraço

Gerson G. Viergutz

Outros artigos do site:

http://minhasplanilhas.com.br/calcular-valor-do-inventario-com-dax-no-power-bi/

Sair da versão mobile