Minhas Planilhas

Como ordenar os meses no Power Pivot

Esta é uma dúvida comum que surge nos fóruns e grupos por aí. Vamos ao problema. O Excel e qualquer outro software sempre vai ordenar conforme o tipo de dados, exemplo, numérico vai ordenar do menor para maior como 1, 2, 3, 4 e assim por diante, com texto vai ordenar por ordem alfabética, Angélica, Bianca, Carlos e assim por diante, Data é a mesma coisa. Pensando nisso, quando vamos ordenar no gráfico ou tabela dinâmica os nomes dos meses o Excel vai ordenar por ordem alfabética e não por cronológica, isso ocorre porque os nomes dos meses é texto, certo? E como corrigimos isso. Vamos lá.

Curso de Power BI

Dentro do Power Pivot você precisa ter uma coluna com o nome do mês e uma coluna com o número do mês, e não esqueça de alterar o tipo de dados do número do mês para número inteiro. Vou mostrar um exemplo aqui utilizando a tabela Calendário.

Na consulta das Datas, clique com o botão esquerdo na coluna nome do mês, depois na Guia Página Inicial no grupo Classificar e Filtrar, clique em Classificar por Coluna.

Na Primeira opção selecione a coluna nome do mês e na segunda número do mês e pronto.

Agora quando for usar Tabela Dinâmica ou Gráficos Dinâmicos os meses estarão ordenados da forma correta.

No Power BI é praticamente da mesma forma. Vou deixar o vídeo abaixo para poder assistir de como ordenar os meses na ordem cronológica no Power BI.

Espero ter ajudado. Grande Abraço.

Sair da versão mobile